História

PARÓQUIA NOSSA SRA DAS GRAÇAS
50 ANOS COM OS MIGRANTES

Iniciaremos com o nascimento de uma criança. “Itália, cidade de Fino Mornasco, dia 08 de julho de 1839, nasce o pequeno João Batista Scalabrini. Aos 18 anos ingressa para o seminário e, em 1836 foi ordenado Padre. O jovem Padre tinha muitos sonhos, entre eles, queria ir para as Missões, porém foi enviado como professor e depois reitor de seminário. No ano de 1876, com 36 anos foi sagrado Bispo de Piacenza. O tempo foi passando e o Bispo Scalabrini, comovia-se ao ver milhares de camponeses partindo para a América. No ano de 1887, fundou a Congregação dos Missionários de São Carlos Borromeu. A Congregação teve como Carisma, o Trabalho com Imigrantes, que eram aquelas pessoas que saiam do País de origem e iam viver em outro País. Os missionários vieram para o Brasil. Em São Paulo , no Bairro do Ipiranga foi fundado o Instituto Cristóvão Colombo, que iria acolher milhares de crianças. Em 1901 o Bispo Scalabrini veio ao Brasil pela primeira vez, sendo que encontrou seus missionários trabalhando muito com os Imigrantes Italianos. No dia 01 de junho de 1905, faleceu o Bispo Scalabrini. O sonho poderia ter acabado, mas quando a semente é lançada em terra boa, não morre jamais. Os anos foram passando e os missionários italianos, trabalhando muito com o povo. Muitas Paróquias foram fundadas pelos Padres Scalabrinianos e, numa desta Paróquias do Sul do Brasil, foi ordenado o primeiro Padre Brasileiro da Congregação: Pe. ELIAS BORDIGNON. Com o passar do tempo o carisma da Congregação, foi mudando para o atendimento também aos Migrantes, que são aquelas pessoas, que mesmo dentro do seu País de origem, saem de uma cidade e vão para outra cidade tentar umas vida melhor.
Mas, o trabalho com o Imigrantes não acabou. Havia a necessidade de abrir campos de trabalho nos Portos e, surgiu a idéia de Ter uma Missão no Porto de Santos, pois ali chegam os Imigrantes do Mundo Inteiro. Surgiu o nome de Vicente de Carvalho, (também conhecido como Itapema, pelos seus moradores), como um lugar muito bom e próximo ao Porto. Os Padres morariam no Itapema e trabalhariam nos Navios com os Marinheiros e o Imigrantes. Mais uma vez o “SONHO’ Naquela época a Casa Provincial ficava na Igreja da Paz em São Paulo, que era o lugar onde os Padres novos aguardavam para o início da missão. Em 1956, o Pároco de Guarujá, DOM DÔMENICO RANGONI, visita a Casa Provincial em São Paulo e, durante o almoço, convida o Jovem Pe. ANTONIO CERVINI, para trabalhar no Itapema, pois a Capela de Nossa Senhora das Graças, seria também uma Paróquia. Neste almoço, estavam alguns Padres e, entre eles um outro jovem Padre, que havia sido ordenado Sacerdote na Itália e, que estava aguardando para ir para a missão, era ele o Padre NATALI UBALDI.
Em 1957 chega a Vicente de Carvalho o Pe. ANTONIO CERVINI. Naquela época a Paróquia ficava em Guarujá. No mesmo ano o Bispo D. IDILIO JOSÉ SOARES emitiu o decreto que criou a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, nomeando como primeiro vigário o Padre Antonio Carvini. Vicente de Carvalho era um lugar dificil de morar, por conta dos matagais e da lama que dificultava a locomoção pelos caminhos estreitos. Não havia água encanada, apenas alguns lugares onde o povo ia com baldes ou barricas de madeira, buscar água para cozinhar, lavar e tomar banho. Havia a estrada de ferro que ligava o Portão das Barcas até o Guarujá. Pe. ANTONIO trouxe algumas peças para montar um veículo de transporte; Foi assi que surgiu a “primeira bicicleta do Itapema”. Com ela, ele visitava as famílias, com sua batina cheia de lama. Chega o Pe. ANGELO CERANTOLA, para Lorenzato, que compartilhava a Torre, poiis não havia ainda a casa paroquial. Existia no bairro do Pae-Cará um grupo de senhoras, que se reunia para rezar, era a Confraria de Nossa Senhora Aparecida. Com a ajuda do Pe. ANGELO, foi fundada no dia 07.06.1960, A Primeira Capela da paróquia, cuja padroeira foi Nossa Senhora Aparecida. Em 1963 foi fundada a Conferencia Feminina de São Vicente de Paula. Em 1964 a imagem Peregrina de N. Sra de Fátima de Portugal, visita a Paróquia. No dia 09.08.1964, após oito anos de trabalho, o Pe, ANTONIO despede-se da Paróquia. Chegou o 2º Pároco: Pe. JACOB BORDIN. No mesmo ano, no dia 08.1964, tivemos a 1ª Festa da Padroeira e inauguração do novo Altar da Igreja. É fundada a 2ª Capela no bairro da Conceiçãozinha, cuja Padroeira, também foi Nossa Senhora Aparecida. Na verdade a Conceiçãozinha era uma vila de pescadores, famílias simples, humildes e de muita fé. A Santa foi escolhida para proteger os pescadores e suas famílias. É fundada a 3ª Capela, cujo padroeiro foi Bom Jesus dos Passos, no bairro do Pae-Cará. Em 01/10/1966, foram criadas nove equipes de apostolado leigo e, para auxiliar estes grupos foi nomeado o Pe. ROVILIO GUIZZARDI. Visitando as famílias, o Pe. ROVILIO conheceu um católico fervoroso, chamdo João Sabino, que cedeu a garagem de sua casa para a celebração da Santa Missa, bem como para a catequese das crianças do bairro chamado Campo do Tupi. Nasceu a 4ª Capela, cujo Padroeiro foi São João Batista. O trabalho pastoral dos padres foi crescendo e a participação do povo também.
Em 1956 o Pe. DOMENICO RANGONI, visitou a Casa Provincial dos Padres Scalabrinianos e, convidou o Pe. ANTONIO CERVINI, para tabalhar em Vicente de Carvalho. Naquele dia estava presente o jovem padre, vindo da Itália para trabalhar no Brasil, o Pe NATALI UBALDI. Em 1957 oBispo D. IDILIO JOSÉ SOARES emite o Decreto de criação da Paróquia de Nossa Senhora das Graças. Pe. ANTONIO chegou para a missa, ficou morando na Torre da Igreja, pois não havia casa paroquial. Na bagagem trouxe algumas peças para montar aquela que seria a “Primeira bicicleta do Itapema”. ?Com sua batina preta, naquela bicicleta, ele evangelizava e levava a esperança ao povo Migrante que vivia atolado aquela lama preta. Não existia luz elétrica e, a missa era rezada em Latim.
O tempo foi passando e Capelas foram surgindo para acolher melhor o povo. Assim, padres seminaristas, irmãs religiosas e muitos leigos dedicados, foram escrevendo as páginas de uma história de fé, esperança e caridade. Muitas graças foram alcançadas, muitas vitórias, conquistas foram obtidas ao longo destes 50 anos.
Cada Padre, que por aqui passou, plantou boas sementes neste solo, todos contribuíram para que esta festa fosse realizada. As irmãs religiosas, também fizeram com amor e dedicação o seu trabalho.
Voltamos no tempo, lembrando dos primeiros paroquianos, do povo migrante do Itapema que foi abençoado com a presença dos Padres Scalabinianos a pedido de DOM DOMENICO RANGONI.
Nossa Senhora derramou copiosas graças nessa Paróquia durante esses anos e, ainda possui outras tantas para derramar; ela espera as nossas orações fervorosa, o nosso pedido sincero.