quinta-feira, 18 de março de 2010

Parte VI - O desafio de quem trabalha com a juventude


6. Bons catequistas corrigem comportamentos, catequistas fascinantes resolvem conflitos nos encontros de crisma


Este hábito dos catequistas fascinantes contribui para desenvolver: superação da ansiedade, resolução de crises interpessoais, socialização, proteção emocional, resgate da liderança do eu nos focos de tensão.

Bons catequistas corrigem o comportamento agressivo do crismando. Catequistas fascinantes resolvem conflitos nos encontros de crisma. Entre corrigir comportamentos e resolver conflitos há uma distância maior que do que imaginamos. Resolver conflitos durantes os encontros é um tema novo em nossa realidade.


Em primeiro lugar é preciso conhecer a síndrome SPA. Em segundo, os catequistas necessitam proteger sua emoção diante do calor dos conflitos dos crismandos, caso contrario, um atrito poderá desgastá-lo profundamente. Em terceiro lugar, diante de qualquer atrito, ofensa ou crise entre os crismandos ou dos crismandos com o catequista, a melhor resposta é não dar resposta alguma. Nos primeiros trinta segundos em que estamos tensos, cometemos nossos piores erros, nossas piores atrocidades. No calor da tensão, seja amigo do silêncio, respire fundo.


Por que usar a ferramenta do silêncio? Porque emoção fecha o território da leitura da memória, obstruindo a construção de cadeias de pensamentos. Deste modo, reagimos por instinto, como animais, e não com a inteligência.
Em quarto lugar, não procure dar lição de moral em foi agressivo. Este procedimento é usado desde a idade pedra e não é eficaz, não gera um momento educacional, pois a emoção do agressor está tensa, e sua inteligência, obstruída.


O que fazer? Surpreenda seus alunos. Leve-os a pensar, a mergulhar dentro de si mesmos, a se confrontar consigo mesmos. Não é uma tarefa fácil, mas é possível. Se o jovem for agressivo, seja bondoso. Se ele gritar, fale normalmente e educação. Assim você irá surpreendê-lo. O afeto e a inteligência curam as feridas da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário