sábado, 20 de março de 2010

Parte VII - O desafio de quem trabalha com a juventude

7. Bons catequistas educam para o sacramento da crisma, catequistas fascinantes educam para a vida

Este hábito dos catequistas fascinantes contribui para desenvolver: solidariedade, superação de conflitos psíquicos e sociais, espírito empreendedor, capacidade de perdoar, de filtrar estímulos estressantes, de escolher, de questionar, de estabelecer metas.

Um bom catequista prepara seus jovens para o sacramento da crisma, um catequista fascinante os educa para a vida. Catequistas fascinantes são cristãos revolucionários. Os mestres fascinantes podem ser desprezados e ameaçados, mas sua força é imbatível. São incendiários que inflamaram a sociedade e a comunidade com o calor da sua inteligência, compaixão e singeleza. São fascinantes porque são livres, são livres porque pensam, pensam porque amam solenemente a vida.
Os catequistas fascinantes são promotores de auto-estima. Dão uma atenção especial aos alunos desprezados, tímidos e que recebem apelidos pejorativos. Como poetas, estendem a sua mão e mostram-lhes sua capacidade interior. Estimulam-nos a usar a dor como adubo para seu crescimento. Deste modo os catequistas preparam os jovens para sobreviver nas tormentas sociais.
Os catequistas fascinantes objetivam que seus alunos sejam lideres de se mesmos. Proclamam de diversas formas em sala de aula aos seus crismandos: “Que vocês sejam grandes cristãos. Dêem testemunho, não tenham medo de falhar. Se falharem, não tenham medo de chorar. Se chorarem, repensem a sua vida, mas não desistam. Dêem sempre uma nova chance a si mesmos.”
Digam também aos jovens nas suas maiores tribulações: “Os perdedores vêem os raios. Os vencedores vêem a chuva e com ela a oportunidade de cultivar. Os perdedores paralisam-se diante de suas perdas e frustrações. Os vencedores vêem a oportunidade de mudar tudo de novo. Nunca desistam de seus sonhos.”
Prepare seus crismandos para explorarem o desconhecido, para não terem medo de falhar, mas medo de não tentar. Ensine-os a conquistar experiências originais, através da observação de pequenas mudanças e da correção de grandes rotas.
Leve os jovens a ter flexibilidade no trabalho e na vida, pois só não muda de idéia quem não é capaz de produzi-la. Leve-os a extrair de cada lágrima uma lição de vida.


Baseado no livro "Pais brilhantes, professores fascinantes" do Psiquiatra, cientista e autor Augusto Cury. pags 57 a 81.

Nenhum comentário:

Postar um comentário