sábado, 13 de março de 2010

Parte V - O desafio de quem trabalha com a juventude

5. Bons catequistas são mestres temporários, catequistas fascinantes são mestres inesquecíveis.

Este hábito dos catequistas fascinantes contribui para desenvolver: sabedoria, sensibilidade, afetividade, serenidade, amor pela vida, capacidade de falar ao coração, de influenciar pessoas.
Um bom catequista é lembrado no tempo da crisma. Um catequista fascinante é um mestre inesquecível. Um bom catequista procura os crismandos, um catequista fascinante é procurado por eles. Um bom catequista é admirado, um catequista fascinante é amado.
Ser um mestre inesquecível é formar seres humanos que farão diferença no mundo. Seu testemunho marca para sempre a memória de seus jovens. O tempo pode passar e as dificuldades podem surgir, mas as sementes de um catequista fascinante jamais serão destruídas.

Temos o exemplo de Jesus. As sementes que ele plantou nos solos da memória dos seus discípulos inspiraram a inteligência, libertaram a emoção, romperam o cárcere do medo, fizeram dos jovens galileus, tão despreparados da vida, uma casta de finos pensadores. Jesus se tornou o mestre inesquecível porque arejou a mente humana com a habilidade de pensar. Nunca alguém tão grande se fez tão pequeno para tornar grandes os pequenos.
Seja um catequista fascinante. Inspire a inteligência dos seus crismandos, leve-os a enfrentar seus desafios e não apenas a ter cultura informativa. Estimule-os a gerenciar seus pensamentos e a ter um caso de amor com a vida. Transmita sua experiência de vida. As experiências são cravadas no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário