segunda-feira, 6 de abril de 2009

Preparando a Celebração da Páscoa - Parte II













Segunda, Terça e Quarta-feira da Semana Santa



As celebrações destes dias são marcadas pelas palavras do Prefácio da Paixão II: Já se aproximam os dias da Paixão e da Ressurreição gloriosa, pelos quais é vencida a soberba do antigo inimigo e se faz memória do Sacramento de nossa redenção (Missal Romano, p. 420).

A Liturgia da Palavra oferece-nos as leituras do profeta Isaías, apresentando os cânticos do Servo Sofredor, descrevendo Jesus Cristo na sua missão de Messias Redentor da humanidade.


Os evangelhos destes dias retomam as passagens que apresentam os últimos acontecimentos da vida pública de Jesus, deixando clara a posição de Judas Iscariotes como ladrão ganancioso, traidor e covarde. Judas representa o inimigo, dominado pelo espírito do mal. Ele é a expressão do mundo dominado pelas trevas. De acordo com as antífonas e salmos das liturgias, destes dias, ele representa o inimigo maior, aquele que persegue o justo. Pode-se dizer que, Judas representa todos aqueles que negam, massacram e marginalizam os fracos, os indefesos e pobres.


As orações das coletas, sobre as oferendas e depois da comunhão lembram os méritos da paixão como remédio, fonte de vida eterna, perdão, graça da ressurreição e esperança da vida eterna. A paixão de Cristo, sua morte e ressurreição, não simplesmente lembranças de um fato acontecido no passado, mas da vida em plenitude. De fato, na celebração da quarta-feira faz-se aceno à ressurreição do Senhor. Todas as celebrações culminam sempre proclamando a certeza e a esperança da ressurreição, meta de todo o Mistério Pascal de Jesus Cristo.


Pe. Nivaldo Feliciano Silva, cs

Nenhum comentário:

Postar um comentário