domingo, 12 de fevereiro de 2012

Bodas de Prata - Pe. Alceu Bernardi


Neste sábado, 11 de fevereiro, Pe. Alceu veio comemorar com a nossa Paróquia uma data muito importante: Suas bodas de prata de vida sacerdotal. Os 25 anos foram celebrados por ele no dia 25 de janeiro e as comemorações em Guaporé.

Pe. Alceu deixou aqui em Vicente de Carvalho muitas sementes plantadas e muitos frutos que vingaram, muitos amigos e pessoas que não podiam deixar de rezar por sua vocação e agradecer a Deus por nos ter dado a oportunidade de aprender juntos.


Abaixo leiam a biografia escrita pela sobrinha do Pe. Alceu e complementada por Paulo Wilson da Comunidade Aparecida da Oswaldo Cruz.


 Pe. Alceu Bernardi é filho de Valentino Angelo e Amélia, ambos "in memorian" e irmão de Juracema, Esterino e Alcides, nasceu em Guaporé/RS, em 02 de setembro de 1955.
Chamado por Deus para seguir os passos de Scalabrini, no serviço apostólico aos migrantes, Alceu entrou para o Seminário Sagrado Coração de Jesus ( Nova Bassamo/ RS) onde estudou de 1971 a 1972. Depois foi para o Seminário São Carlos Borromeu em Guaporé, onde estudou de 1973 até 1975. Continuou em sua caminhada e foi para o Seminário Scalabrini( Passo Funo- RS), local em que fez seu noviciado de 1976 a 1977,depois deixou o Rio Grande do Sul rumo ao Paraná, em Curitiba cursaria Filosofia de 1978/1980. A próxima mudança do migrante Alceu seria para Santa Catarina, na cidade de Campos Novos, lugar em que viveu a experiência de educador. No ano seguinte chega a São Paulo( Seminário João XXIII). 

Esse novo período é o da Faculdade de Teologia e de uma experiência como educador no Orfanato Cristovão Colombo. Concluído os estudos ele retornaria a sua cidade natal e no dia 25 de janeiro de 1987, o jovem Alceu Bernardi foi ordenado sacerdote, agora como Padre, ele foi desempenhar seu ministério sacerdotal em Ji-Paraná - Rondônia( 1987/1992); saindo do Norte rumo ao Nordeste do país em 1993 ficou na Paraíba, ajudando o povo nordestino que aprendeu a amar, viveu ao lado dos paroquianos a seca do local e ajudou a implantar o sistema de Sisternas. 

Pe. Alceu chegou em Vicente de Carvalho em 2002, assumindo como Pároco a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, aqui ele demonstrou mais uma vez seu amor a Deus e ao povo nordestino. Padre de oração e muito trabalho, participava da vida de cada Capela, ajudando em tudo, sempre dizia: " Nossa Senhora ainda tem muitas graças para derramar sobre nós, é só pedir com fé, que as graças serão derramadas". Tantas reformas e construções foram feitas e mais comunidades surgiram no meio do povo migrante, mas ele sempre advertia: " Trabalhem na construção, mas não deixem que o cimento, a pedra e o ferro endureçam os vossos corações, rezem." Em 2007, nos deu a graça de celebrar conosco o Jubileu de Ouro de nossa paróquia e viveu a alegria de colher com o povo os frutos que ajudara a plantar. 

Em 2008, Pe. Alceu deixa a Vicente de Carvalho para integrar a equipe da Direção provincial com a missão de Ecônomo, onde permanece até hoje, dedicando sua vida a congregação dos missionários de São Carlos Borromeu.

3 comentários:

  1. Parabéns, Padre Alceu, como passou rapido esses 25 anos, parece que foi ontem sua ordenação.
    Deus te abençõe sempre.
    um abração
    Rosa.

    ResponderExcluir
  2. Saudades, FOI um grande amigo lá em João Pessoa PB, com uma palavra reconfortante sempre, DEUS abençoe sempre, perdemos o contato e estando tão próximos, CAMPINAS SP... Rsrs... Precisamos saber onde se encontra exatamente para fazer uma visita: aos padres tão queridos Alceu, Alfredinho e Lírio

    ResponderExcluir
  3. Ainda continuo a procura dos meus queridos e amigos padres: Alceu Bernardi, Alfredo José Gonçalves e Lirio Antônio Berwanger... As redes sociais onde eles passaram esta defasadas nas notícias, não atualizaram as notícias de suas próprias atividades, imagina as outras notícias... Rsrs

    ResponderExcluir