domingo, 20 de novembro de 2011

Assembléia Catequética: Diversidade na Unidade

No último sábado, às 14h, no Salão Paroquial aconteceu a Assembléia Geral Catequética, com foco na Unidade dos diversos segmentos da Pastoral( Batismo, Eucaristia - crianças e adultos e Crisma) teve inicio com um momento de espiritualidade e oração, em que foi montado um boneco simbolizando a Igreja, a Paróquia, a Catequese como um todo, convidando os catequistas a reflexão frente a unidade da catequese, a importância de cada membro, o que acontece quando uma parte do corpo não cuida da outra ou quando um membro fica doente e o outro faz de conta que não vê.

Catequistas montando o boneco que representa o Corpo

Boneco quase pronto, mas faltava um membro

Foi destacado que a Comunidade se faz na diversidade, na diferença, cada um traz um pouquinho e juntos conseguimos ir em frente. Pe. Ricardo relembrou o gesto do "envio" realizado na missa no inicio do ano, em que um catequista acendeu a vela no Círio, levou a luz para outro catequista e juntos eles doaram a vela acesa:  "Uma luz embaixo da mesa não tem razão de ser, conhecimento que não gera continuidade perde o sentido. É preciso levar a luz aos que nos cercam, especialmente aos catequisandos"






Na avaliação do ano de 2011, todos os grupos puderam expor dificuldades, desafios e conquistas refletindo sobre o trabalho realizado individualmente como catequista, dentro da pastoral e junto aos catequisandos. Na sequência foi apresentada a programação de 2012.

Catequistas do Batismo
Catequistas de Batismo - Plenário

Catequistas de Crianças - 1ª Eucaristia - Grupo 1

Catequistas de Crianças - 1ª Eucaristia - Grupo 2

Catequistas de Crianças - 1ª Eucaristia - Grupo 3


Catequistas de Crianças - 1ª Eucaristia - Grupo 4
Catequistas de Adultos - 1ª Eucaristia
Catequistas de Crisma

 No encerramento, de dois em dois, os catequistas ungiram-se com óleo perfumado, simbolizando mais uma vez  que são mensageiros, evangelizadores e que este perfume, tal qual como a luz, não pode ficar parado.







Para reflexão:

Diversidade na Unidade ( I Cor 12, 12-27)

12 Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 13 Pois em um só corpo todos nós fomos batizados emb um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.

14 O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. 15 Se o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 16 E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18 De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. 19 Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?

20 Assim, há muitos membros, mas um só corpo. 21 O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você!” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês!” 22 Ao contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, 23 e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, 24 enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, 25 a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.

26 Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.27 Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
Rafaela Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário