quarta-feira, 4 de agosto de 2010

JUVES 2010

JUVES - Juventude Escalabriniana
A Juventude Ecalabriniana - Juves é um movimento de jovens católicos que se colocam nas pegadas no bem-aventurado João Batista Scalabrini, seguindo Jesus Cristo, dando atenção especial aos migrantes. “Tornando-nos migrantes com os migrantes” estamos presentes, em nome da Igreja, nas situações em que a comunhão, a universalidade, o ecumenismo, a fraternidade e a dignidade são um desafio permanente à fé e à solidariedade. Queremos ser sinal do amor de Deus, valorizando as diferenças, no meio dos êxodos e exílios dos homens e mulheres de hoje.


"Levai onde quer que esteja um migrante
o conforto da fé e o sorriso da pátria."
Scalabrini

Anualmente são organizados encontros com todos esses jovens, sempre com o tema e lema definidos de acordo com a necessidade de debate.

Neste ano, a JUVES ocorre dia 26 de Setembro em São Bernardo do Campo-SP na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Tema: Migração e Meio Ambiente
Lema: Desastres Naturais e seus efeitos migratórios

O encontrarão levará os jovens a refletirem sobre os efeitos migratórios das ações climáticas tendo em vista que o assunto tem se tornado cada vez mais presente, vemos diariamente na TV diversas notícias relacionadas a essas tragédias naturais pelo mundo. O meio ambiente não suporta o ritmo de produção e consumo imposto por uma tecnologia cada vez mais avançada.O ser humano com parte nisso tudo agora passa freqüentemente por terremotos, furacões, tornados, enchentes ... Muitos morrem, desaparecem ou ficam desabrigados e desalojados. Contam-se atualmente aos milhares ou milhões, particularmente entre os mais pobres. Em poucos minutos ou segundos, perdem tudo o que conseguiram durante toda uma vida, sendo obrigados a correr atrás de uma nova pátria. A migração neste cena é forçada, sem olhar pra trás é preciso deixar o que já não é mais habitável. Entre os cientistas, os movimentos sociais e especialmente os ambientalistas, impõe-se hoje uma opção: ou salvamos a vida no planeta, ou desaparecemos junto com ele. Vida aqui significa biodiversidade. Cada forma de vida que desaparece, seja vegetal ou animal, torna mais frágil a vida humana, pois todas estão ecologicamente entrelaçadas. O desafio é buscar um novo tipo de desenvolvimento: justo, solidário e sustentável. Isso implica uma nova relação com a natureza, consigo mesmo, com os outros e com Deus. Prevalece aqui não o afã da exploração, mas o conceito de cuidado e carinho com as coisas e com as pessoas, obras da criação.[...]
Assim a JUVES 2010 levará a Juventude a conscientização e a preocupação com o nosso carisma: migrantes!


(Pe. Paulo Rogério Caovila)


Nenhum comentário:

Postar um comentário