domingo, 8 de agosto de 2010

Agosto - Mês Vocacional

O mês de agosto é dedicado às vocações. A Igreja do Brasil convida, todos os anos, um mês especial para intensificar a oração e as ações em prol das vocações. O mês de agosto foi instituído na Igreja, como mês vocacional, na Assembléia Geral dos Bispos, no ano de 1981, com objetivos bem definidos:

- Criar consciência vocacional em toda a Igreja, mostrando que todas as pessoas são chamadas pela Trindade a serem “discípulos missionários”.

- Enfatizar "que todos os membros da Igreja, sem exceção, têm a graça e a responsabilidade do cuidado pelas vocações" (Pastores Dabo Vobis 41, 2).

- Privilegiar um tempo na Igreja para uma evangelização mais direta sobre o mistério da vocação na Igreja.

- Responder ao mandato de Jesus: "A colheita e grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da messe que envie mais trabalhadores para a colheita" (Mt 9, 37-38).

Assim o mês vocacional deve ser assumido por toda a Igreja, na suas mais diversas instâncias, ou seja, por todas as pessoas, dioceses, paróquias, comunidades, grupos, pastorais, movimentos... Este mês tem uma dinâmica organizativa bem definida, tendo presente cada comemoração, o que facilita a celebração:

1º domingo: Celebramos o Dia do Padre inspirado pela festa de S. João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes, no dia 04 de agosto. O ministério sacerdotal está a serviço de todos os demais serviços na vida Igreja. A pessoa do padre tem um valor muito grande para a comunidade uma vez que a ele foi confiada a missão de evangelizar. O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro daquela comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade de forma que ela torne-se cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.

2º domingo: Motivado pelo dia dos pais, celebramos a vocação da família na pessoa do pai. Em tempos de violência e perda de valores, a valorização da família é essencial para a sociedade como um todo. A família é chamada por Deus a ser testemunha do amor e da fraternidade, colaboradora da obra da Criação. Na segunda semana se celebra a Semana da Família.

3º domingo: Motivado pela festa da Assunção de Nossa Senhora, no terceiro domingo celebramos a vocação a vida religiosa. Homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza. São testemunhos vivos do Evangelho.

4º domingo: No quarto domingo, celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.

5º domingo: Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.

Neste ano, além de celebrarmos com fervor o mês de agosto assim como fazemos todos os anos, somos convidados também a acompanhar e a celebrar o III Congresso Vocacional do Brasil que acontecerá em Itaici, São Paulo, nos dias 3 a 7 de setembro de 2010.

Em consonância com os congressos realizados no ano de 1999 e em 2005, este III Congresso propõe celebrar a caminhada do Serviço de Animação Vocacional, aprofundar a teologia das vocações na perspectiva do discipulado e da missão, consolidar a identidade do animador e da animadora vocacional e oferecer pistas de ação. Tem como horizonte o Sínodo sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, e o Documento de Aparecida do qual resulta o Tema: "Discípulos Missionários a Serviço das Vocações". O Lema escolhido vem do Evangelho de Mateus 28,19: "Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações".

Portanto convidamos todos a celebrar com muito fervor e entusiasmo o mês vocacional, procurando em primeiro lugar viver bem a nossa vocação e também dar testemunho da alegria de ser chamado, a fim de que através do nosso jeito de ser possamos despertar e promover novas vocações. Vejamos também, com criatividade, a forma de acompanhar e celebrar e III Congresso Vocacional do Brasil.

Pe. Alexandre Biolchi, cs

Animador Vocacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário