terça-feira, 1 de junho de 2010

105° aniversário da morte do Bem-aventurado Scalabrini.


            Hoje, dia 1 de junho de 2010, celebramos o 105° aniversário da morte do Bem-aventurado João Batista Scalabrini, apóstolo da catequese e mensageiro da Palavra, pai dos migrantes e desamparados, filho devoto de Maria e da Eucaristia, Pastor da caridade.
No ano de 1901, com as bênçãos do Papa Leão XIII, João Batista Scalabrini viajou em missão para os Estados Unidos. Partiu de Gênova, junto com outros 1.200 emigrantes. Sua permanência nos Estados Unidos se prolongou até 12 de novembro, inteiramente preenchida por uma programação intensa e cansativa, mas rica em frutos e bênçãos. Dia 10 de Outubro teve uma audiência particular com o presidente Teodore Rooselvet. Pronunciou 340 discursos e percorreu 15 mil quilômetros.
De seus missionários Carlistas, assim se expressava o Bispo de Harisburg: "Os seus missionários são admiráveis! Tenho apenas uma observação: é uma pena que eles são poucos". Os Estados Unidos era a primeira etapa de outra viagem mais difícil e aventurosa que seus missionários exigiam: a visita ao Brasil.
Apesar da idade que avançava em 1904, chegou o momento de conhecer o Brasil e a Argentina. Com as Bênçãos de Pio X, partiu de Nápoles a 17 de Junho. Após uma viagem de 20 dias, a 7 de Julho Scalabrini chegou ao Rio de Janeiro. Foi acolhido pelo Arcebispo Joaquim Arcoverde Albuquerque Cavalcanti. Em seguida, prosseguiu viagem, chegando ao Porto de Santos, e dali, de trem, subiu para São Paulo, onde o Bispo Dom José de Camargo Barros, os seus missionários, autoridades e muitos migrantes o acolheram.
Hospedou-se no Instituto Cristóvão Colombo, no Ipiranga, obra de sua Congregação. Seus compromissos foram intensos. Durante o mês que passou no estado de São Paulo visitou diversas fazendas onde viviam os migrantes italianos, pregou, retiros, crismou...No dia 5 de agosto de 1904 inaugurou a secção feminina do Instituto Cristóvão Colombo na Vila Prudente.
Viajou também ao Rio de Janeiro e Niterói. E daqui, sempre de navio, dirigiu-se para Paranaguá e Curitiba, sua residência foi em Santa Felicidade, donde visitava diariamente as colônias italianas vizinhas e distantes. Depois de 15 dias de permanência em Santa Felicidade, Scalabrini embarcou em Paranaguá, passando por Florianópolis, até o porto de Rio Grande.
Dia 10 de setembro estava em Porto Alegre. Dali partiu para Encantado, a primeira paróquia Carlista do Rio Grande do Sul. Foi recebido com entusiasmo. Realizou diversas crismas, visitou outras colônias de migrantes nas circunvizinhanças: Nova Bassano, Garibaldi, Veranópolis, Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Retornou à Porto Alegre, de onde viajou para Buenos Aires. Fazia 36 anos que não via seu irmão Pedro. Na capital Argentina, procurou conhecer a colônia italiana, e ver da possibilidade de fundar aí uma casa da Sociedade São Rafael.
Scalabrini concluiu sua viagem missionária na América do Sul, em Buenos Aires. A viagem de retorno à Placência se prolongou por 24 dias, onde chegou no dia 06 de Dezembro de 1904, cansado e esgotado, mas feliz. O Papa Pio X o aguardava para ouvir o relato da peregrinação missionária, mas suas forças estavam chegando ao fim. Sua estima crescia na Itália e no Exterior. Havia vozes de que ele seria elevado à Cardeal. As respostas do Bispo, batiam sempre na mesma tecla: " Eu não penso no Cardinalato, mas na morte! E é uma graça de Deus também essa."
No dia 21 de maio de 1905, durante a visita pastoral à Paróquia de Borghetto, as dores aumentaram. Foi preciso chamar um médico. Sofreu uma intervenção cirúrgica que o enfraqueceu de tal maneira, que no dia 31 de maio recebeu os últimos sacramentos.
Nos momentos de lucidez, dizia: "Seja feita a vontade de Deus! Rezem por mim, saúdem os professores, os seminaristas do seminário e aos meus missionários! Adeus, Adeus." E nos intervalos de delírios, exclamava: "Os meus sacerdotes! Onde estão os meus sacerdotes? Deixem-nos entrar, não os façam esperar tanto." A morte chegou às 5h50, da Quinta feira do dia primeiro de maio de 1905, na festa de Ascensão do Senhor. Suas últimas palavras foram: "Estou pronto, Senhor! Partamos! O Papa Pio X, logo informado, prorrompeu em lágrimas repetindo: "Perdemos um de nossos melhores Bispos!" E o povo dizia: "Morreu um santo." Seus restos mortais repousam num túmulo-monumento perto do altar do Santíssimo, na Catedral de Placência.

Enviado por Pe. Paulo Caovila - via email. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário