terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Parte IV

4. Bons catequistas usam a memória como deposito de informações, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar

Este hábito dos catequistas fascinantes contribui para desenvolver: pensar antes de reagir, expor e não impor as idéias, consciência crítica, capacidade de debater, de questionar e de trabalhar em equipe.

Bons catequistas usam a memória como armazém de informações, catequistas fascinantes usam a memória como suporte da criatividade. Bons catequistas cumprem o conteúdo programático dos encontros, catequistas fascinantes também cumprem o conteúdo programático, mas seu objetivo fundamental é ensinar os crismandos a serem pensadores e não repetidores de informações.

A educação clássica trasnformou a memória humana num banco de dados. A memória não tem essa função. Ocupamos um espaço precioso da memória com informações pouco úteis e ate inúteis. O objetivo da memória não é dar suporte para a lembrança, mas para a reconstrução criativa do passado. A memória clama para que o ser humano seja criativo, mas a educação clássica clama para que seja repetitivo. A memória humana é um canteiro de informações e experiências para que cada um de nós produza um fantástico mundo de idéias. Aonde chegamos depende do quanto libertamos a arte de pensar.

Os encontros de crisma deveriam promover a criatividade, estimular o desenvolvimento do livre pensamento, cultivar o raciocínio, expandir a capacidade de argumentação dos crismandos. Temos de estimular nossos jovens a abrir as janelas da mente, a ter ousadia para pensar, questionar, debater, romper paradigmas. Catequistas fascinantes formam pensadores que são autores da sua história.

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