segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Parte III



3. Bons catequistas educam inteligência lógica, catequistas fascinantes educam a emoção.

Este habito de catequistas fascinantes contribui para desenvolver: segurança, tolerância, solidariedade, perseverança, proteção contra estímulos estressantes, inteligência emocional e interpessoal.
Bons catequistas ensinam seus crismandos a explorar o mundo em que estão do imenso espaço ao pequeno átomo. Catequistas fascinantes ensinam os jovens a explorar o mundo que são, o seu próprio ser. Sua educação segue as notas da emoção. A emoção pode transformar ricos em paupérrimos, intelectuais em crianças, poderosos em frágeis seres.
Eduque a emoção com inteligência. E o que é educar a emoção? È estimular o jovem a pensar antes de reagir, a não ter medo do medo, a ser líder de si mesmo, autor da sua história, a saber filtrar estímulos estressantes e a trabalhar não apenas com fatos lógicos e problemas concretos, mas também com contradições da vida. Educar a emoção também é se doar sem esperar retorno, ser fiel á sua consciência, extrair prazeres dos pequenos estímulos da existência, saber perder, correr riscos para transformar os sonhos em realidade, ter coragem para andar por lugares desconhecidos.
Infelizmente mergulhamos na sociedade sem qualquer preparo para viver. Somos vacinados desde a infância contra vírus e bactérias, mas não recebemos nenhuma vacina contra as decepções, frustrações e rejeições. Quantas lagrimas, doenças psíquicas, crises no relacionamento e até suicídios poderiam ser evitados com a educação da emoção. Temos que formar jovens que tenham uma emoção rica, protegida e integrada.

Pe. Bruce Eder - baseada no livro "Pais brilhantes, professores fascinantes" do Psiquiatra, cientista e autor Augusto Cury. pags 57 a 81.

Nenhum comentário:

Postar um comentário