terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

As cinzas e a Quaresma

Amanhã começa a Quaresma. 

Antigamente, ouvia-se falar em Quaresma, hoje só aqueles que frequentam a Igreja se importam com o momento, vivem seu significado.

Eu lembro que quando criança brincava muito na rua e junto aos meus amiguinhos, logo depois de assistir o desfile, queríamos fazer a nossa Escola de Samba, sempre vinha alguém dizer da tal da Quaresma, coisa que só fomos entender quando começamos a catequese.

A Quaresma ainda é esse mistério.

É um tempo diferente. Um momento de silêncio, não como alguns mais tradicionais dizem, mas um momento de reflexão, daqueles bem íntimos entre você e Deus.

São 40 dias de oração, jejum e caridade. Oração eleva o espírito, faz o coração mais leve, acalma, transforma, nos traz o opção do silêncio para ouvir a voz de Deus de forma diferente.

Jejum não é sinônimo de fome, mas de abrir mão de algo importante para concentrar as forças na transformação.

Caridade porque de nada adianta tanta oração, tanta palavra bonita, se é incapaz de ajudar aquele que mais precisa, aqui também não se fala só de pão. Tem muita gente querendo ser ouvida sem quem a ouça, outros que precisam somente de um abraço, de um ombro amigo. Vivemos num mundo onde o comum é incomum.

Vejam como o site Catequisar define a penitência e a conversão: " A penitência, tradução latina da palavra grega “metanóia”, que na Bíblia significa conversão (literalmente, mudança de espírito) do pecador, designa todo um conjunto de ações interiores e exteriores dirigidas para a reparação do pecado cometido e o estado das coisas que resulta dele para o pecador. Literalmente, mudança de vida se diz do ato do pecador de voltar a Deus depois de ter estado distante de Deus, o do incrédulo que alcança a fé."


Espero que eu e vocês consigamos, mesmo correndo, acordando cedo, trabalhando, estudando e tantas outras coisas, possamos nos dedicar a nossa conversão, a transformação do nosso eu: o primeiro passo para construir um mundo novo.

Para encerrar deixo uma definição retirada do site do Frei Rinaldo em 2004, o site não está mais no ar, mas deixo a fonte.

Rafaela Andrade


" Começamos, na quarta-feira de cinzas, o tempo de quaresma. Um tempo muito oportuno para rever os nossos exageros "mundanos" e redirecionar os nossos passos no caminho da fé e da esperança e do amor. A quaresma nos convida a intensificar mais a nossa vida de oração, de jejum e da prática da caridade. É sempre um convite a acompanharmos a trajetória de Cristo rumo ao Calvário, para saborearmos em plenitude a vitória da Ressurreição. Ele mesmo disse:
Quem quiser me seguir...tome, cada um, a sua cruz e siga-me". Portanto, caminhando com Ele, venceremos como Ele. Quem não fizer isso, não vai sentir a alegria da vitória final. Se você ainda não fez nenhum propósito de mudança na sua vida...ainda há tempo! Só os corajosos têm esta determinação de mudar algo na vida! Seja um deles! Não deixe passar este tempo em vão! Jesus Cristo fez tanto por nós (por mim e por você) que Ele merece uma pequena consideração de nossa parte, não é mesmo? Seja corajoso! Seja corajosa. Que não aconteça de chegar o fim da quaresma e você "perdeu" esta oportunidade de tornar a sua vida mais significativa e santa!"
Frei Rinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário