terça-feira, 16 de junho de 2009

EXISTE JUSTIÇA PARA TODOS?


A Semana do Migrante, de 14 a 21 de junho, desta vez não só está no meio do calendário de 2009, mas no meio do furacão da crise mundial, e no meio da busca de respostas positivas que a Igreja não cansa de propor, especialmente pela Campanha da Fraternidade.

A vinculação que a Semana do Migrante sempre quer ter com o tema e o clima da Campanha da Fraternidade, é feita pela pergunta pertinente e decisiva: EXISTE JUSTIÇA PARA TODOS?

O lema da CF adverte que a paz é fruto da justiça. Ficando claro que a justiça é condição prévia para a paz, a Semana do Migrante vai direto ao assunto, e pergunta pela justiça, não só para alguns, mas para todos.

E aí começa a primeira constatação interessante a respeito dos migrantes. Eles são portadores de universalidade. A partir deles, olhamos para todos, pois neles reconhecemos uma postulação indispensável que precisa ser feita em favor de todos. A justiça precisa ser para todos. Também para os migrantes. A situação deles é referência indispensável para um mundo baseado na justiça.

Se não houver justiça para os migrantes, simplesmente não haverá justiça.Pois os migrantes, desde o processo inicial de sua identidade de migrantes, colocam em ação um direito humano inalienável, que é o direito de migrar.

Este direito de migrar, reconhecido hoje formalmente pelas legislações em vigor, desencadeia o conjunto dos direitos humanos, a que os migrantes têm direito, nas situações concretas em que se encontram.

A Semana do Migrante nos proporciona a oportunidade de inserir os migrantes no contexto suscitado pela Campanha da Fraternidade, possibilitando aprofundar seus temas.

Assim, a comunidade é chamada a valorizar a presença e a contribuição dos migrantes. E os migrantes são desafiados a comprovar que eles são protagonistas de um mundo onde, de fato, pode existir justiça para todos.
A Semana do Migrante é sempre oportuna para abrir horizontes e renovar nossas esperanças num mundo impregnado de amor e de justiça.
Uma boa Semana do Migrante.

Bispo de Jales e Presidente do SPM
Enviado por: Pe. Paulo Caovila

Imagens: http://www.arquidiocesedeuberaba.org.br/imagens/Image/pastorais/migrantes.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário