sexta-feira, 10 de abril de 2009

Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor


O Domingo, primeiro dia da semana, é o começo e a origem do Ano Litúrgico. O ponto de partida dessa compreensão teológico-litúrgica é a experiência do Ressuscitado no primeiro dia da semana. O impacto vivido pelas discípulas e discípulos do Senhor, no terceiro dia após a morte dele é o que vai dar a tônica da Vigília Pascal e do tempo pascal.

Jesus, cujo corpo julgavam estar no cemitério, no túmulo, morto, apodrecendo, aparece agora no meio dos (as) discípulos e discípulas (as), conversa, caminha com eles (as)... Imaginemos a cena e o impacto que esse fato deve ter causado naquele momento. Segundo as Escrituras, tudo isso aconteceu no primeiro dia da semana, no Domingo.

O impacto desse fato foi tão grande que os cristãos recordam aquele dia inesquecível, memorável, o grande dia. De fato, toda semana, quando chegava o Domingo, eles lembravam: foi hoje que ele apareceu, depois da morte, aos seus. Neste dia Deus revelou definitivamente a sua salvação em favor de todos os homens.

O Domingo é o dia da vitória. Dia que, para os judeus era o primeiro dia da semana. De fato, a semana judaica iniciava com esse dia. Para os cristãos, o Domingo passou a ser, também, o dia mais importante da semana. O Motivo para essa importância está no fato do impacto provocado pela Ressurreição do Senhor. A partir dessa realidade nova, os cristãos deram uma nova denominação para esse dia, isto é, deixaram de chamar de primeiro dia da semana e começaram a chamar, a partir daquele momento, de Dia do Senhor. Em grego, kiriaké hemera. Em Latim, dies domenica. Em italiano, domenica. Em espanhol e português, Domingo. Em francês, le dimanche. O Domingo significa, portanto, Dia do Senhor.

Domingo é a origem do Ano Litúrgico. O papa João Paulo II publicou (31/05/1998) uma Carta Apostólica sobre a santificação do Domingo. Essa carta chama-se Dies Domini (Dia do Senhor). Hoje, podemos encontrar uma vasta literatura teológico-litúrgica sobre o Domingo
.1

A estrutura da celebração do Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor é mesma de todos os domingos, com o Glória, seqüência de Páscoa após a segunda leitura, creio e prefácio próprio.

Pe. Nivaldo Feliciano Silva, cs


Imagens:
http://www.qdivertido.com.br/festa-pascoa-jesus.jpg
http://farm3.static.flickr.com/2382/2519485442_a6404b4105.jpg
.................................................................................................................................................................
1- Vejam, por exemplo: Matias AUGÉ, Domingo, festa primordial dos cristãos. São Paulo: Ave-Maria, 1995; Vicent, RYAN. O Domingo, história, espiritualidade, celebração. São Paulo: Paulus, 1997; José Ariovaldo da SILVA. O Domingo, páscoa semanal dos cristãos. São Paulo: Paulus, 1998; Ione, BUYST. Celebração do Domingo: ao redor da Palavra de Deus. Petrópolis: Vozes, 1999; Xabier, BASURKO. Para viver o Domingo. São Paulo: Paulinas, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário