sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Gincana do Crisma: Grupo 5 disparando

A turma da Vânia, Vera e Zuleide deram o pontapé inicial na Gincana, eles pertencem ao Grupo 5, agora o turma de adultos da Vilma e da Julvanete estão fazendo a sua parte. Aqui estão as fotos da Campanha da Caixa de Leite, o mural e um texto para dividir com vocês.





A água

A água é o composto mais abundante da terra, ¾ do planeta é coberto de água, mas somente 2,6% é de água doce, o restante está presente nos oceanos e mares. As plantas absorvem os nutrientes da terra depois de dissolvidos pela água. Através do nosso sangue, composto d’água, também recebemos os nutrientes de que precisamos. A água também retira os resíduos do nosso corpo através da urina. Por milhões de anos a água faz o mesmo trajeto. Pela evaporação provocada pelo calor do sol, gotículas de água se desprendem dos rios, mares, lagos e sobem para o ar. Esse vapor d’água se condensa formando as nuvens. Quando o ar se esfria, as gotículas de água das nuvens tornam-se mais pesadas caindo sob a forma de chuvas. A água da chuva penetra no solo, umedecendo-o e alimentando as plantas e o restante vai para os rios e riachos para sofrer novamente o processo de evaporação. Nas camadas subterrâneas ela fica de 200 a 10 mil anos até voltar à superfície em alguma nascente.

Poluição das águas
Uma das maiores agressões ao meio ambiente é a poluição da água. Substâncias químicas e bactérias perigosas são jogadas nos rios através de esgotos domésticos e industriais poluindo as águas e destruindo ambientes naturais de plantas aquáticas e peixes. Atualmente muitas indústrias possuem estações de tratamento de esgoto para a limpeza da água. O campo também sofre com a poluição dos rios. Os fazendeiros usam produtos químicos e pesticidas, para adubar o solo ou matar pragas nas lavouras. Esses venenos infiltram-se no subsolo junto com a água da chuva ou são levados para os rios, contaminando a água.
Fonte: www.ucs.br

Enviado pela turma de crismandos da Matriz - Adultos

Nenhum comentário:

Postar um comentário