sábado, 2 de abril de 2011

Encontro de Formação de catequistas: inclusão social




Aconteceu neste sábado dia 02 de abril de 2011, às 8h30 na Catedral de Santos, um encontro de formação para os catequistas, o tema era a inclusão social, com ênfase na catequese para deficientes.

Não importa o tipo de deficiência, seja ela mental( ou intelectual), auditiva, visual, física ou múltiplas o papel da Igreja e do catequista é incluir, é preciso ter cuidado com a falta de informação e captar o ambiente.

O deficiente é muito sensitivo, capta o olhar e o tom de voz, apesar de muitos sofrerem com a atrofia física são muito inteligentes e entendem o que acontece ao seu redor.

O deficiente é membro da Igreja, deve ser tratado igual aos demais para que se sintam responsáveis pelo trabalho de Pastoral.

Muitas bibliografias e dicas foram dadas, todavia é apenas um pontapé inicial.
Para maiores informações procure o coordenador de catequese de sua comunidade.
Não esqueçam que a Pastoral dos Surdos é forte em nossa paróquia e quem ainda não assistiu uma missa interpretada pode fazê-lo aos domingos, na missa das 9:00 horas da manhã na Matriz, logo após tem o curso de libras, os interessados devem procurar os responsáveis.

Segue um vídeo apresentado no encontro, um rapaz deficiente que resolve participar das Olímpiadas escolares junto do grupo, igual a eles e não desiste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário