quarta-feira, 23 de março de 2011

Seja bem-vindo Pe. Ricardo

Pedimos ao recém chegado padre Ricardo José para se apresentar à Paróquia com um breve histórico e, gentilmente, nos atendeu com o resumo abaixo:

"Sou o Padre Ricardo José Guesser. Nasci no dia 28 de julho de 1978 em Campos Novos-SC. Filho de agricultores, sou o último dos quatro filhos (um já falecido). Desde criança manifestei meu desejo pela vocação sacerdotal. Em 1993 ingressei no seminário, na minha cidade natal, para cursar o Ensino Médio. Em 1997, fui para Passo Fundo-RS onde estudei Filosofia. Em 2000 fui para Porto Alegre-RS fazer o ano do Noviciado, que é a preparação para os primeiros votos religiosos na Congregação Scalabriniana. Fiz então minha consagração no dia 07 de janeiro de 2001. Vim em seguida para a cidade de São Paulo onde cursei teologia até dezembro de 2004. Neste período fui ordenado diácono em agosto de 2004 e sacerdote no dia 29 de janeiro de 2005, em minha cidade, em Santa Catarina.

Após a ordenação assumi o Centro Pastoral dos Migrantes, em Cuiabá-MT, onde fiquei responsável por aquela casa de acolhida, alem de auxiliar na Paróquia. Em 2006 fui destinado para o Peru. Trabalhei na Pastoral Vocacional, no Seminário e na Paróquia. Ao final de 2008 cheguei ao norte do Chile; trabalhei na Pastoral Migratória com bolivianos, peruanos, paraguaios e colombianos. Por último, em 2010, fui para uma paróquia na zona norte do Rio de Janeiro.

Cheguei em Vicente de Carvalho dia 28 de dezembro de 2010 e estou ainda conhecendo as comunidades e pessoas. Por enquanto ainda não tive um contato mais próximo com cada um, mas com o tempo chegaremos a isso. Sei que os desafios são grandes, mas venho com alegria e com vontade de colaborar nessa vossa caminhada de fé. Sei que não tenho muito o que ensinar, mas aprenderei muito com vocês.
Contem com minha amizade e disponibilidade para servir.

Um abraço e o desejo de uma caminhada conjunta entre nós
Pe. Ricardo José Guesser


Obrigado Pe. Guesser e Pe. Claudino. Nossa comunidade, juntamente com o Pe. Jacky os recebem de braços abertos e se colocam à disposição para seguir colaborando, agora "sob nova direção", mas sempre sob a inspiração maior de Nosso Senhor Jesus Cristo. Vamos pedir também ao Pe. Claudino um breve relato de sua vida, para que os leitores possam conhecê-lo mais um pouco. Aguardem o próximo número do "De Mãos Dadas".

Publicada no Boletim De Mãos Dadas edição de janeiro/ fevereiro de 2011.

2 comentários:

  1. Ola Pe. Ricardo, estou vendo as fotos da sua Paroquia, vejo que é muito linda. Parabens, que Deus lhe abençoe e lhe conceda muitas graças e que a maezinha lhe cubra com o manto sagrado.
    Boa Páscoa e um grande abraço.
    Maria das Graças Paroquia Santo Antonio do quitungo. RJ.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pe. Ricardo,peço que ore por mim, pois minha mãe veio a falecer no dia 10/12/2012, estou muito mal. Desde já muito obrigado.
    FELIZ NATAL E UM ABENÇOADO ANA NOVO.
    Abraços
    Maria das Graças Paroquia Santo Antonio do Quitungo RJ.

    ResponderExcluir