domingo, 5 de dezembro de 2010

Festa de Nossa Senhora das Graças - Ato na Praça


ATO DE AGRADECIMENTO E LOUVOR – (Te Deum) - 28 de novembro 2010
( praça 14-bis)

Deus Pai, Onipotente e eterno,
Nós louvamos e bendizemos o vosso nome,
Nesta tarde, unidos ao coração da Mãe, elevamos nossa vida, nosso ser, toda nossa comunidade paroquial, para dar glória e louvores...
Toda terra ante tua obra criadora, reverente se inclina e adora... homens e mulheres – águas e terras – peixes, animais e plantas de nossas matas – estrelas, astros, sol, lua e nuvens no firmamento, se inclinam diante de vossa majestade para aclamar sem cessar com os anjos dos céus:
Santo, santo, santo Senhor Deus do Universo, todas as tuas criaturas proclamam
Vossa glória e cantam louvores...
Senhor dos tempos e da história, nossa comunidade, em V.de Carvalho, desde essa praça,
eleva sua súplica de gratidão e humildemente pede por todas as suas necessidades...

Estamos findando mais um ano de atividades e ações pastorais e, ao celebrarmos a festa de nossa comunidade, por tudo agradecemos:
Pela ação perseverante de nossos agentes, pelas pastoris e grupos, pela catequese, pelos casais, pelas famílias, pelos jovens, pelas crianças pelo compromisso de cada cristão batizado... por todos os que acreditaram e acreditam que é “a Comunidade”, o caminho e a proposta que nos leva ao encontro do Pai e a cumprir o desejo do Senhor e Mestre Jesus.

Por cada comunidade que compõe nossa paróquia... pelo esforço de cada uma de suas iniciativas pastorais em favor de nosso povo... pela dedicação e empenho em responder a todas aquelas situações que ainda inspiram muitos cuidados! Por esta energia, por este amor que nos projeta para frente na construção de mundo mais fraterno... Por acreditarmos na vida! Obrigado Senhor!

Se sairmos pelas ruas e bairros, se passarmos por nossas escolas e repartições responsáveis para cuidar da saúde, se circularmos pelas ruas, canais, praças e tantos outros espaços de nosso Distrito de Vicente de Carvalho, já vislumbramos algumas iniciativas, que apontam para a construção de uma vida mais decente a nossa gente... Vê-se aqui e ali um esforço da população e do próprio poder público de oferecer mais dignidade às condições de vida dos cidadãos... Grupos, entidades, associações, igrejas homens e mulheres de boa vontade, que vão alimentando a esperança e apontando e apostando em caminhos alternativos que nos projetam para frente.

Experimentamos com preocupante temor, entretanto, que ainda há muito por se fazer por parte de cada cidadão e também pelos poderes constituídos, responsáveis em estabelecer algumas prioridades que se apresentam como determinantes no destino deste povo, que quer viver... Andando aqui e ali, vamos dando-nos conta de que ainda precisamos melhorar, dar maior brilho e qualidade aos espaços dessa nossa “grande casa”, que é o Distrito de Vcte de Carvalho. Vemos ainda nossa cidade mal cuidada e temos consciência de que é possível reverter esse quadro!.... Andamos mais um pouco e constatamos que muitos ainda agridem os espaços que são comuns, deixando por onde passam, rastros de destruição e uma imagem de abandono, desleixo e negligência... Um pouco mais adiante, encontramos dezenas, centenas de crianças jogadas à própria sorte e ainda pessoas, famílias se escondendo em buracos, sentindo-se pisadas em sua dignidade... E sem querer tapar o sol com a peneira nos deparamos pelo caminho com alguns que acham essas desigualdades abismais, fruto das circunstâncias e interpretam essas realidades como consequência natural...
Não, decididamente não, isso é fruto da injustiça, do preconceito, das discriminações que ainda perpassam nossas consciências, nossa concepção de mundo, da vida... é carência, é falta de senso de solidariedade, de humanidade, de senso cristão...

Ao celebrarmos seu dia, N S das Graças e que também é o dia de toda essa comunidade, depositamos nosso olhar confiante em seu coração em seus braços! Acolha nossa súplica! Queremos avançar em direção aos ensinamentos e valores transmitidos pelo seu filho Jesus.
Acreditamos e queremos caminhar mais e mais no verdadeiro espírito comunitário que nos faz mais co-responsáveis e solidários...
Obrigado Mãe pela sua presença tão animadora na vida desta comunidade!
Interceda junto a teu filho pelas famílias, pelos fracos e debilitados pela enfermidade, pelas crianças... ajuda-nos a vencer toda forma de violência em nosso cotidiano... as armas, as drogas, as agressões físicas... faz de nossas famílias espaços fontes de uma nova cultura de respeito, de acolhimento e de paz!




Aqui estamos Mãe, Nossa Senhora das Graças,
Para dizer que queremos reagir frente a todas aquelas situações que nos oprimem

Nenhum comentário:

Postar um comentário