quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O desafio de quem trabalha com a juventude


Estava outro dia navegando pela Internet e encontrei o Blog do Pe. Bruce Eder, nele havia uma reflexão, na verdade uma adaptação baseada no livro "Pais brilhantes, professores fascinantes" do Psiquiatra, cientista e autor Augusto Cury. pags 57 a 81.

O texto vem ao encontro de muitos medos e desafios daqueles que trabalham com a juventude, principalmente o catequista de Crisma. Não que todos possam ser brilhantes a ponto de ter essas 7 características, mas claro que podemos aprender com a reflexão, com a explanação e tentar aplicar.

Começarei hoje a colocar aqui os tópicos, em 7 posts. Aproveitem!!!
Feliz Ano Novo para vocês!!!

1. Bons catequistas são eloqüentes, catequistas fascinantes conhecem o funcionamento da mente

Este hábito dos catequistas fascinantes contribui para desenvolver no crismando: capacidade de gerenciar os pensamentos, administrar as emoções, ser líder de si mesmo, trabalhar perdas e frustrações, superar conflitos.

Bons catequistas têm um bom conhecimento da doutrina cristã e transmitem com segurança e eloqüência as informações nos encontros de crisma. Os catequistas fascinantes ultrapassam essa meta. Eles procuram conhecer o funcionamento da mente dos jovens para catequizar melhor. Para eles, cada crismando não mais um jovem, mas um ser humano complexo, com necessidades peculiares.

Os catequistas fascinantes transformam a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência.Toda e qualquer tipo de educação passa por uma crise sem precedentes. Os jovens estão alienados, não se concentram, não têm prazer em aprender e são ansiosos. O palco da mente das jovens de hoje é diferente dos jovens do passado. A qualidade e a velocidade dos pensamentos mudaram. O catequista fascinante precisa entender a mente do jovem e procurar respostas incomuns, diferentes daquelas a que eles estão acostumados.

A síndrome SPA (Sindrome do Pensamento Acelerado)
A televisão mostra mais de sessenta personagens por hora com as mais diversas características e personalidade. Essas imagens são registradas na memória e competem com a imagem dos pais e professores. Os catequistas perdem a capacidade de influenciar no mundo psíquico dos jovens. Seus gestos e palavras não têm impactos emocionais e, conseqüentemente, não sofrem um arquivamento privilegiado capaz de produzir milhares de outras emoções e pensamentos que estimulam o desenvolvimento da inteligência. Freqüentemente é preciso gritar para obter o mínimo de atenção.

A ansiedade da SPA gera uma compulsão por novos estímulos, numa tentativa de aliviá-la. Embora menos intenso, o principio é o mesmo que ocorre na dependência de drogas. Os usuários de drogas usam sempre novas doses para tentar aliviar ansiedade gerada pela dependência. Quanto mais usam, mais dependentes ficam.

Os portadores de SPA adquirem uma dependência por novos estímulos. Eles agitam na cadeira, têm conversas paralelas, não se concentram, mexem com os colegas.

Pe. Bruce Eder - baseada no livro "Pais brilhantes, professores fascinantes" do Psiquiatra, cientista e autor Augusto Cury. pags 57 a 81.

Nenhum comentário:

Postar um comentário