domingo, 7 de junho de 2009

Espaço Jovem: Grupo Ágape


O Grupo Ágape surgiu em 8 de outubro de 1995. Há quase 14 anos.
Era um grupo de Crisma, a catequista era a D. Amacilis, ela repetia todos os domingos que não podia morrer sem ver um grupo na Comunidade São Paulo.

Os crismandos fugiam, vários encontros foram marcados e não dava certo, mas na persistência o grupo aceitou o primeiro encontro que contou com a presença do Pe.Paolo Parise e assim teve início.

Nós éramos os menores em tamanho e em idade, mas sempre foi um grupo valente, responsável e briguento, no bom e no "nem tão bom" sentido, mas foi assim que conquistamos um espaço na Comunidade.

Na Paróquia foi mais difícil, mas um anjo foi colocado no nosso caminho: Pe. Gian Carlo, ele não sabia( talvez até soubesse, mas não por nós) os medos, inseguranças e vontades de fugir que o grupo tinha, mas todas as vezes que ia na comunidade colocava o grupo em oração na Ave Maria, pedia pela nossa força e perseverança. A gente prometia que não iríamos fazer mais nada e o telefone tocava com ele pedindo algo, era tanta confiança que ninguém tinha coragem de dizer não. Até quando ele foi para a Itália para cuidar da saúde mandava cartões postais dizendo estar rezando por nós e pedindo que fizéssemos o mesmo.

Foi assim que ele deu ao grupo uma missão: receber o Pe. Adilar e colocá-lo a par das atividades da juventude paroquial, neste momento o Ágape estava com 5 anos, tinha se renovado e ganhou no novo padre um grande amigo. Deste trabalho surgiu a coordenação paroquial da juventude, que até então era função somente do sacerdote e toda vez que havia uma troca, tudo acabava e tinha que recomeçar.

Foi o Pe. Adilar que disse ao grupo no sexto aniversário que não queria mais ouvir essa história de acabar com o grupo: "- Tem um probleminha, vamos cabar - Outro, vamos acabar - Gente, força!!! Não vamos mais falar em acabar com o grupo não"



Foi em 2000 também que o time feminino de futebol foi campeão no futebol, com a Karina Paixão artilheira do time. Apesar da renovação os primeiros participantes se mantinham no grupo o que começou a mudar entre 2001 e 2002, quando a Elaine assumiu a coordenação e eu fui para o Crisma.

Eu, filha do grupo de jovens, levei comigo aquilo que aprendi e trazia eles sempre para perto, assim conseguimos uma grande sintonia Crisma - PJ.

Sempre fomos muito companheiros do grupo Messe, da comunidade Bom Jesus dos Passos, acompanhamos o crescimento do JPC( São Judas) e vimos tantos outros começarem e por mil motivos não irem adiante. Quando a pastoral da juventude/ Escalabriniana estava finalmente se estruturando outros grupos foram surgindo e criando força.

Nesta época tinhámos uma forte assessoria liderada pelo Sr. Paixão e pelo Roberto, a coordenação paroquial era da Ju e do Nathan e no Ágape a Elaine e o Rafael tentavam conquistar o meu grupo de Crisma, este que mudaria a história do grupo.

Eu tinha 20 crismandos alegres e desconfiados, um deles gêmeo identico de outro, o que eu e todo mundo demoramos para descobrir, e identificar quem era quem. O que até hoje eu brinco como o Jonatha que crismou primeiro, sem o irmão. Tinha também o Felipe, que com toda sua espiritualidade e carisma conquistou a todos, hoje amigos que rezam juntos para que ele siga firma na escolha vocacional que fez.


A festa de 10 anos do Ágape, com uma camiseta ideia do Pe. Alceu dizia: ÁGAPE 10 ANOS, EU FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA! Reuniu na comunidade, numa bonita festa todas as gerações, naquela noite o Pe. Alceu disse aos jovens que " participar de um grupo de jovens nos torna diferentes, nos ensina a conviver em grupo e ver o mundo diferente, que se o jovem conseguir aprender um pouco que seja, sua participação não foi em vão.

Eu voltaria ao Ágape em 2006, por um convite do meu crismado gêmeo: o Jonatha e do então coordenador Roger para assessora-los. Era tudo muito diferente, eu os conhecia do Crisma, mas não como grupo e tive a oportunidade de estar com eles até o final de 2008, num novo momento de aprendizado.

Em 2007, o Jeferson assumiu a responsabilidade de coordenar o grupo, e como é bonito vê-lo lá: essa paixão, esse Ágape que ele vive todos os dias, uma mistura de cumplicidade, doação e fé na juventude, no trabalho na luta. Claro que tudo isso o levaria a coordenação paroquial, mas como eu fiz, ele faz igual: não larga o seu grupo.


É injusto por nomes, porque com certeza esqueci alguém, me perdoem desde já, mas são não se pode passar essa história sem falar em tantos nomes: Rita, Anna, Cida e Suzi. Erik, Eduardo, Wanderley, Rodrigo, Ricardo, Wágner, Paulinho, Walton, Alex, Anderson, Renilma, Ricardo, Renata, Cintia, Clésia e Clésio. Na geração 2000, personagens que não se esquecem: Tathiana, Elaine, Karina, Andrea, Carlinhos Ki-suco, Filipe, Denizinha, Roseli, Rafael, Karina Longhi, Michele...

Os meus crismados( lindos): Thiago, Sr. Paixão, Carol, Paty, Jonatha, Felipe, Roberto, Ademar, Juliana Vilarinho...

Os que chegaram depois disso, vindos da amizade e do carisma: Vivian, Jeferson, Ananda, Suelen, Michele, Maurício, Juliana, Andreza, Andressa, Keu, Rosiane, Dani, K-lango, Stéfanny, Smigo, Kelly e todos os outros...
Muitos que se apaixonaram, num grande amor correspondido por todos: Tuiu( Anderson - atual coordenador), Nathan e Juliana.


Pessoas da comunidade que sempre foram incríveis: além da D. Amacilis que nem se precisaria dizer, D. Cida mãe do Rafa e da Elaine, D. Cida hoje nossa coordenadora, A Fátima mão para toda obra, Gilson, Sr. Paixão, Dita, Neth, Arnaldo, Sr. Nivaldo... pais e mães de todo mundo numa forma geral.

Sem falar nos sacerdotes que nos ajudaram a trilhar esse caminho e nos acompanharam: Pe. Paolo, Pe. Gian, Pe. Cesari, Pe. Adilar, Pe. Luiz, Pe. Natal, Pe. Alceu, Pe. José Renato e agora o Pe. Antenor.

Eu hoje escrevi este depoimento para dizer que valeu a pena porque eu ganhei uma enorme família, além de amigos que nunca vão se separar de mim, não vejo minha vida sem a Suzi por exemplo, eu a conheci na capela, são 14 anos. Nem por isso a Denizinha é menos importante, como a Renilma, a Elaine e a Tathi. É muito gostoso encontrar um crismado e ganhar um super abraço renovador.

Também é muito, muito bom ver o Ágape ir em frente. Saber que quem chega quer aprender e aprende também a passar, ensinar a história e deixá-la seguir com novos personagens no futuro.

Soube que as meninas da geração Ágape 10 anos querem dançar valsa nos 15 anos.

" QUANDO VOCÊ ACHA QUE SABE AS RESPOSTAS , ALGUÉM MUDA AS PERGUNTAS" por isso é tão apaixonante estar perto do grupo de jovens, seja nele, coordenando a paróquia, assessorando ou como amiga, afinal a camisa que eles tem hoje diz: SEMPRE ÁGAPE - 100%.

2 comentários:

  1. Ler esse depoiemeto me encheu o coração de alegria e de saudade...o Grupo de jovens é o alicerce da nossa caminhada. Fiz parte do Grupo Messe (Capela Bom Jesus dos Passos) e fiz um propósito comigo mesma que só sairia de lá se fosse pra fazer muito mais ao Senhor. Hoje o Senhor me chamou a trabalhar na R.C.C (Renovação Carismática Católica)com o ministério de musica "Manancial de Amor". É bom quando olhamos para traz e notamos que a semente plantada deu frutos...posso dizer que fiz parte do Ágape também pois participei de missas, encontros, festejos, planos e tantas outras coisas com essa turma tão linda...posso dizer que independente de "nomes de grupos" somos um só pois temos o mesmo proposito de estamos centrados no coração de Deus. Que o Senhor mande mais jovens para trabalharmos em unidade...ser jovem é se deixar levar pelo amor de Deus...Parabéns pelo seu depoimento Rafa...agora me da um lencinho pois estou me acabando de chorar...amo a juventude!!! Paz e bem a todos

    ResponderExcluir
  2. ola,
    faço parte de um grupo de pastoral juvenil desde os meus 16 anos, tenho agora 34!
    o grupo é da paróquia de Silvalde (Espinho) - Portugal.
    O nome do grupo é "Mãos Dadas" e celebramos no passado 8 de Maio 25 anos de existência. Chegamos a esta data passando por muitos bons momentos e alguns menos bons.
    Por isso para vocês um grande voto de muita força. E quando começar a faltar ânimo lembrem-se de Jesus e de tudo o que fez por nós.
    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir