sexta-feira, 1 de maio de 2009

Falece Dom David Picão, bispo emérito de Santos


Dom Jacyr Francisco Braido, bispo diocesano de Santos, comunica o falecimento de D. David Picão, bispo emérito, na manhã desta quinta-feira, 30 de abril, às 8h30, no Hospital São Lucas, em Santos. Dom David Picão estava internado desde o último sábado (25), com um quadro de pneumonia.
A missa de corpo presente será celebrada nesta sexta-feira, 1º de maio, às 16 horas, na Catedral de Santos – Praça José Bonifácio, s/n – Centro de Santos. A missa será presidida por Dom Odilo Scherer, cardeal metropolita da Arquidiocese de São Paulo. Em seguida, será feito o sepultamento na cripta da Catedral.
Dom David tinha 86 anos era natural de Ribeirão Preto (SP). Em 11 de maio de 1963 foi transferido para Santos como Bispo Coadjutor, com direito à sucessão, tomando posse em 22 de junho do mesmo ano. Tendo Dom Idílio José Soares renunciado à Diocese, Dom David assumiu na qualidade de 4º Bispo Diocesano de Santos, em 13 de dezembro de 1966, exercendo seu ministério até 26 de julho de 2000.
Tinha como lema episcopal: “Omnibus omnia factus” (Feito tudo para todos - 1Cor 9, 22). Unamo-nos em orações neste momento especial em nossa Diocese, pedindo a Deus que o receba na plenitude de sua glória e misericórdia. Que seu exemplo de vida, sua dedicação pastoral e seu testemunho evangélico durante os 43 anos de seu ministério episcopal em nossa diocese, nos anime em nosso compromisso de discípulos missionários, a caminho do Reino definitivo.

Com a minha bênção,

Dom Jacyr Francisco Braido – Bispo Diocesano de Santos
Santos, 30 de abril de 2009

Histórico
Histórico de Dom David Picão
18/8/1923 – 30/4/2009

Dom David Picão nasceu em Ribeirão Preto – SP, no Bairro de Vila Tibério, aos 18 de agosto de 1923. Filho primogênito do casal Joaquim Ramos Picão e Maria da Piedade Picão, de uma família de sete irmãos.
Fez os estudos iniciais na Escola Primária das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição e no 3º Grupo Escolar de Vila Tibério. Ingressou no 1º ano Ginasial da Associação de Ensino de Ribeirão Preto em 1936 e logo no ano seguinte seguiu para o Seminário Diocesano da Imaculada, em Campinas, onde prosseguiu seus estudos de humanidades até 1941. Em 1942 ingressou no Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo, onde fez o Curso de Filosofia e Teologia. Em 1947 foi enviado a Roma onde, na Universidade Gregoriana, terminou a teologia e fez o curso especial de Direito Canônico, licenciando-se nessa matéria.
Recebeu a Ordenação Sacerdotal em Roma, das mãos do Cardeal Luigi Taglia no dia 10 de outubro de 1948, na Igreja dos Padres Jesuítas, em cujo convento morreu Santo Inácio de Loyola, na chamada “Chiesa Del Gesu”.
Retornando ao Brasil em 1950 (agosto), foi nomeado Chanceler do Bispado em Ribeirão Preto, cargo que exerceu até sua eleição a Bispo. Contemporaneamente, teve outras responsabilidades: professor do Seminário Diocesano e Diretor Espiritual (1950 a 1957); Capelão no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (1951 a 1952); assistente eclesiástico do Círculo Operário (1951 a 1952); diretor da Federação Mariana Feminina; Assistente Eclesiástico da J.I.C. e J.E.C; Diretor Geral das Federações Marianas da Arquidiocese; Assistente-geral da Ação Católica, em 1951. Foi também Diretor da Obra da Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Com a criação do Cabido Metropolitano na Arquidiocese de Ribeirão Preto, foi nomeado Arcediago do referido Cabido, a 9 de janeiro de 1959, pelo Papa João XXIII.
No dia 14 de maio de 1960 era oficialmente publicada sua nomeação para 1º Bispo da recém-criada Diocese de São João da Boa Vista, pelo Santo Padre João XXIII.
No dia 31 de julho de 1960, foi sagrado Bispo na Catedral de Ribeirão Preto, recebendo a Sagrada Unção das mãos do então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Armando Lombardi; foram seus consagrantes: Dom Luiz do Amaral Mousinho e Dom Jaime Luiz Coelho. No mesmo dia à tarde, o Núncio Apostólico Dom Armando Lombardi instalava a nova Diocese de São João da Boa Vista e dava posse a Dom David naquela cidade.
Em São João da Boa Vista coube-lhe organizar os quadros de uma nova circunscrição eclesiástica. Organizou e executou o primeiro levantamento sócio-religioso da Diocese.
Constatando que sua Diocese era composta em mais da metade de população rural, procurou levar ao homem do campo seus cuidados pastorais, para o que organizou a IDAR – Instituto Diocesano de Ação Rural, trazendo para ajudar nesse trabalho a congregação religiosa especializada “Oblatas de Santa Úrsula”. Fundou o IDAM – Instituição Diocesana de Assistência ao Menor, para abrigo e amparo dos pequenos desamparados.
No dia 11 de maio de 1963 era publicada a nota oficial de sua transferência para a Diocese de Santos, como Bispo-Coadjutor com Direito à Sucessão de Dom Idílio José Soares, então Bispo de Santos.
Tomou posse, em cerimônia na Catedral de Santos, no dia 22 de junho de 1963.
Tendo Dom Idílio renunciado ao governo da Diocese, por motivo de saúde, Dom David tomou posse, na qualidade de 4º Bispo Diocesano de Santos, a 13 de dezembro de 1966.
Nesses anos de atividade como Bispo da Diocese de Santos Dom David desenvolveu relevantes trabalhos no Campo Pastoral, Cultural e Assistencial, podendo ser destacados:

Criação de várias Paróquias na Diocese:
Cubatão: Paróquia São Francisco de Assis – Vila Nova;
Guarujá: Santa Rosa de Lima – Vila Santa Rosa;
Peruíbe: Paróquia São João Batista;
Praia Grande: Paróquia São Antonio (Boqueirão); Paróquia de Nossa Senhora das Graças (Cidade Ocian).
Santos:
Paróquia de Jesus Crucificado – B. Jabaquara;
Santa Margarida Maria – B. Bom Retiro;
Sagrada Família – Jardim Rádio Clube;
São Jorge Mártir – Bacia do Macuco;
São Paulo Apóstolo – B. José Menino;
Sagrado Coração de Jesus – Ponta da Praia;
São Benedito – B. Aparecida;
Apostolado do Mar – (Paróquia Pessoal Nossa Senhora dos Navegantes) Ponta da Praia;
Pastoral da Saúde – Centro (Paróquia Pessoal Santa Cruz)
São João Batista – Nova Cintra
Nossa Senhora da Assunção – Morro São Bento

São Vicente: Nossa Senhora Aparecida – Jóquei; São Pedro “O Pescador” (Itararé)
Litoral Norte: Paróquia São João Batista do Poiares – Caraguatatuba (então, pertencente à Diocese de Santos).

No Campo Cultural:
Universidade
Em 1966, Dom David Picão assumiu a presidência da Sociedade Visconde de S. Leopoldo, mantenedora da UNISANTOS e do Liceu Santista. Em 1986, com o reconhecimento da Universidade Católica de Santos, assumiu também como chanceler da Instituição, cargo que exerceu por mais de 35 anos.
Em 26 de julho de 2000, Dom David, ao renunciar à função de bispo, automaticamente, deixa de ser presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo e chanceler da UNISANTOS. Dom David torna-se bispo emérito de Santos e, em 2002, assume como pró-reitor de Pastoral da UNISANTOS.
Fundação Dom David - Por ocasião do Jubileu Episcopal de Prata de Dom David Picão, em 31 de julho de 1985, foi criada a Fundação Dom David, entidade filantrópica, cuja finalidade é agilizar e ampliar o sistema de atendimento a alunos carentes por meio da concessão e administração de bolsas de estudo, e outras formas de assistência, na Universidade Católica de Santos.

Outras realizações
Museu de Arte Sacra de Santos
Por iniciativa de Dom David, foi fundado o Museu de Arte Sacra de Santos (MASS), em 12 de dezembro de 1981.
Diocese de Registro: Dom David empenhou-se muito para a criação da Diocese do Litoral Sul, cujo território em parte foi desmembrado da Diocese de Santos.
A instalação e posse de 1º Bispo, na pessoa de Dom Aparecido José Dias, deu-se a 16 de fevereiro de 1975.
Casa de Retiros do CEFAS (Centro de Formação para o Apostolado de Santos) – Com o apoio de agentes de pastorais de vários movimentos, Dom David pôde construir e inaugurar na Diocese a Casa de Retiros ou de encontros para todos os Movimento de Pastoral da Diocese. Essa obra construída no Bairro do Jabaquara na cidade de Santos teve sua pedra fundamental lançada a 29 de junho de 1974 e sua inauguração oficial a 2 de abril de 1978.
Finalmente podemos destacar que Dom David foi Presidente do Regional Sul 1 da CNBB de São Paulo, membro da Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB e responsável pelo setor de Comunicação Social da CNBB. Membro da Comissão de Educação do CELAM-Conselho Episcopal Latino Americano. Promotor Nacional do "Apostolado do Mar"; Assistente Nacional do Movimento Vida Ascendente e Pró-Reitor de Pastoral da Universidade Católica de Santos.

Homenagens
• Título de Sócio Emérito das Cruzadas da Senhora Católicas (Cinquentenário das Cruzadas) (1980)
• Diploma de Sócio Acadêmico da Academia Eldoradense de Letras - Casa de Francisca Júlia de Eldorado (1981)
• Medalha Cultural Martin Afonso de Sousa pelo Instituto Histórico e Geográfico de Guarujá-Bertioga (1981)
• Certificado de Mérito Cultural da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (1982)
• Incentivador do Concurso de Redação sobre a vida e as virtudes do "Beato Anchieta", por iniciativa dos gremistas do Grêmio Anchieta, do Seminário Diocesano São José (1982)
• Comenda do Mérito Ecológico pela Associação de Entidades Ecológicas e Defesa Ambiental da Baixada Santista - AEEDABS (1986)
• Medalha de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Santos (1991)
• Certificado de Gratidão e Medalha da Diocese de Santos e Academia Brasileira de Arte e Cultura e História, pela participação nos 70 anos da Diocese de Santos e 400 aniversário da Sagração da Cidade de Santos a nossa Senhora do Monte Serrat sua Padroeira (1994)
• Título de Cidadão Emérito Santista pela Câmara Municipal de Santos (1996)
• Em 1998, foi homenageado pela Câmara Municipal de Santos, com placa comemorativa pelos 35 anos de atividades à frente da Diocese de Santos.
• Em 2000, Dom David Picão recebeu o título de Cidadão Vicentino.

Fonte: Diocese de Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário